Sindicato dos Empregados no Comércio da Baixada Santista
Há um século, o Sindicato dos Comerciários iniciou sua jornada, dedicado a defender os direitos e interesses dos trabalhadores do comércio. Hoje, com orgulho, celebramos 100 anos de compromisso inabalável com nossa comunidade.
COMPROMISSO COM O COMERCIÁRIO
Gerações de Sindicalistas ajudaram a construir o Sindicato Solidário e Cidadão que adota práticas cotidianas baseadas no respeito, atenção, participação e cooperação, que buscam manter os direitos e conquistar novos benefícios para os trabalhadores! Através de décadas de trabalho, crescemos, aprendemos, conquistamos e construímos. Temos muitos motivos para nos orgulhar de nosso Sindicato!
QUEM SOMOS
Fundado em 24/08/1923, época na qual ainda não havia uma lei que regulamentasse a atividade sindical no Brasil, a “Liga dos Empregados no Comércio de Santos” era uma associação de classe que se transformou no primeiro sindicato do Estado de SP, quando recebeu sua carta de sindicalização, dia 8 de junho de 1932, ao adaptar-se à lei sindical criada em 1931.
Desde então, o Sincomerciários da Baixada Santista tem se empenhado em acompanhar as transformações pelas quais têm passado o comércio e o mundo, hoje globalizado, estendendo sua atuação para diversas áreas de interesse do trabalhador.
Temos nos empenhado em qualificar nosso trabalho, para cumprir nosso dever de buscar e fazer cumprir os direitos dos trabalhadores.
Por isso, atuamos em educação, saúde, justiça social, negociação, informação.
Nosso ideal, nestas décadas, tem sido um só: defender os seus direitos!
Nossa sede está localizada em Santos, possuindo ainda subsedes em Cubatão, Praia Grande, São Vicente e Guarujá. Emprega ainda vários funcionários e profissionais liberais de áreas afins. Fazem parte da base territorial os seguintes municípios: Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente e Santos.
NOSSO PAPEL
Coordenar, orientar, defender, representar nossa categoria, tendo como princípio básico a liberdade e autonomia, preservando a unicidade sindical e a solidariedade profissional.
Estamos sempre buscando unir os trabalhadores, pois, só assim temos força para lutar e conseguir melhorias nos acordos coletivos. Conferimos as rescisões de contrato de trabalho, impetramos ações trabalhistas, mesas redondas e pedidos de fiscalização, entre outros.
Nosso sindicato não mede esforços para oferecer apoio à base, visitando empresas e prestando valioso serviço de orientação aos trabalhadores diretamente no Sindicato ou através do Boletim Informativo O COMERCIÁRIO, site e blog
SERVIÇOS PRESTADOS
O trabalhador encontra orientação sobre os assuntos do trabalho, orientação jurídica, encaminhamento para aposentadoria, assistência médica e odontológica, descontos em medicamentos, cursos, convênios com os mais diversos serviços e profissionais, salão de beleza, ginásio poliesportivo, viodeoteca, biblioteca e barraca de praia. Além disso, tem sorteio mensal de um brinde aos associados, entrega de Kit Escolar, Kit Bebê e empréstimo de muletas, andadores e cadeiras de rodas aos portadores de necessidades especiais. Adaptando-se às exigências do mundo globalizado, não medimos esforços para unir, encaminhar, esclarecer e conquistar novos benefícios para toda categoria.
FILIAÇÃO
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Santos (Sincomerciários Baixa Santista) é filiado a três importantes organizações sindicais do país:
Sindicato dos Empregados no Comércio de Santos
(texto publicado em A Tribuna em 26 de março de 1944, grafia atualizada nesta transcrição)
“Fundado em 24 de agosto de 1923, sob a denominação de Liga dos Empregados no Comércio de Santos, posteriormente adaptada à lei de sindicalização. Presta a seguinte assistência: jurídica, dentária, médica, hospitalar e medicamentos, biblioteca, ambulatório, assistência à maternidade, cursos técnicos profissionais, de datilografia, comercial e ginasial. Mantém excelente colônia de férias em Ribeirão Pires, denominada “Alberto Veiga”, em homenagem a esse grande jornalista santista. Possui magnífico terreno à Rua Itororó, onde, futuramente, construirá sua sede própria. Presidente, Paulo Soares; secretário, Moacir Guimarães; tesoureiro, Oberdan Faconti.”
Fonte: Novo Milênio