1931 O Comerciário



O Commerciario, órgão da Liga dos Empregados no Commercio de Santos, foi boletim, jornal e depois revista. No dia 1º de maio de 1932 publicou edição comemorativa do Dia do Trabalhador, num domingo, correspondendo ao número 7. Redação e administração ficavam na Rua General Câmara nº 146, sobrado. Compunha-se de 12 páginas, de grande formato, aparecendo na 1ª página alegoria ao trabalhador, com esta legenda: “Na oficina do trabalho é que se forja a civilização do povo!” No pé, a inscrição: “1886-1932 – 1º de maio – Dia do Sangue e da Glória”.

 

Antes de virar revista, o órgão classista foi jornal, sob a direção de Antônio Tiago de Carvalho, Leonel Silva e dr. Ademário da Silveira, quando presidente da Liga dos Empregados no Comércio o sr. Alberto Dias Rebouças (sindicato profissional). Não demorou e transformou-se em revista, com bons colaboradores, como Mariano Laet Gomes, Miroel Silveira, João de Freitas Guimarães e Herculano Craveiro Júnior.

 

O Commerciario não foi folha de efêmera duração. Pelo contrário, durou muito tempo, pois o Sindicato dos Empregados no Comércio, inclusive a Liga, sempre contou com a dedicação, zelo e operosidade de seus dirigentes.

 

Vários números lemos e relemos, como especialmente os de 1937 e 1942. Naquele, por exemplo, correspondente ao ano VI, número 43, do mês de junho, apreciamos a matéria bem distribuída e compreendia edição comemorativa do 5º aniversário de sindicalização quando, em junho de 1932, o ministro da Indústria, Commercio e Trabalho, dr. Waldermar Falcão, conferiu à entidade representativa da nobre classe comerciária a respectiva carta de reconhecimento sindical, em cuja presidência se encontrava o sr. Alberto Dias Rebouças.

Fonte: Novo Milênio

Somos a voz do comerciário
na Baixada Santista